3 gemas 100 g de manteiga sem sal 80 g de açúcar 80 g de chocolate de leite de culinária 80 g de chocolate negro de culinária (+6quadrados) 4o g de farinha de trigo com fermento 1 colher de chá de essência de baunilha
Como se faz? Eu faço tudo antes de virem os convidados, ponho no frigorífico e quando a comida vai para a mesa, coloco os quadradinos de chocolate no meio das formas e meto-as no forno.Só 7 minutos. Sim, senão ficam secos. Só 7 minutos!!!
Unto formas de queques com manteiga e polvilho com farinha. Pré-aqueço o forno a 200 ºC.
Derreto o chocolate com a manteiga no microondas. Bato os ovos e as gemas com o açúcar até ficar um creme fofo e esbranquiçado. Adiciono o chocolate com a manteiga e a baunilha e bato novamente. Misturo a farinha peneirada. Verto nas forminhas. Vai ao forno durante7 minutos. Desenformo e sirvo com gelado e enfeito com hortelã e frutos vermelhos(quando há!!)
100gr de manteiga amolecida 175gr de farinha com fermento 80gr de açúcar mascavado
70g de açúcar granulado
1 ovo 1 colher de chá de extracto de baunilha
1 colher de chá de fermento
1 pitada de sal
100gr de avelãs picadas grosseiramente ou inteiras
100gr de chocolate preto picado
Pré-aquecer o forno a 180º. A manteiga deve estar à temperatura ambiente, mole. Numa tigela, junta-se os açúcares com a manteiga e bate-se bem; junta-se o ovo e a baunilha e continua-se a mexer. Acrescenta-se a farinha com o fermento Pomos as avelãs (partidas) e o chocolate e envolve-se cuidadosamente. Se for possível, põe-se a massa a refrigerar . Forra-se um tabuleiro com papel vegetal. Molda-se com as mãos 1 colher de sopa da massa, em a bolinhas e enfeita-se com uma avelã, no centro e pedacinhos de chocolate, à volta. Deixe espaço entre os biscoitos. Ficam no forno por 10-12min ou até a base dos biscoitos começar a ficar dourada.
Usamos dois tachos.Num, aquece-se o leite com o pau de canela e a casca de limão;no outro, mistura -se a farinha* com o açúcar. Quando o leite ferver junta-se, em fio, ao outro tacho e põe-se a ferver mexendo sempre, por dois minutos.
Tira-se do lume, juntam-se as gemas batida, em fio e vai ao lume mais um minutito.
Já está!
Meia colherzinha de açúcar mascavado e queima-se com um ferro quente, mesmo antes de servir.
Só com quatro ingredientes que criam pura magia, em sabor e enchem de aroma a casa toda enquanto o bolo coze no forno.
Ingredientes:
5 ovos L
250 gr de manteiga
200 gr de chocolate com 70% cacau
125 gr de açúcar
Preparação:
Forno pre- aquecido a 200º.
Batem se os ovos inteiros com o açúcar até se obter um creme fofo.
No micro-ondas, derrete-se o chocolate misturado com a manteiga. Vai-se mexendo.
Adiciona-se o creme de chocolate aos ovos, mexendo sempre. Vai a cozer numa forma forrada com papel vegetal, por 30 minutos. Desenforma-se apenas quando estiver frio e polvilha-se com açucar em pó.
Pré aquecer o forno a 180°C . Unta-se uma forma redonda de 23cm de diâmetro com manteiga e polvilha-se com farinha . Lavam-se e ralam-se as cenouras. As 4 gemas vão para o copo do liquidificador. Junta-se as cenouras, o óleo e o açúcar e bate se até formar uma mistura homogénea (cerca de cinco minutos). Junta-se a mistura líquida à tigela com a farinha, o fermento e o sal. Com um batedor de arame, mistura-se delicadamente até ficar liso e homogéneo.
Juntam-se as claras em castelo. Coze em cerca de 50 minutos.
Para a calda de chocolate 1 chávena (chá) de chocolate em pó 1/3 de chávena (chá) de natas 1 colher (sopa) de manteiga
Batem se os ovos com o açúcar, com um batedor de varas, por exemplo e junta-se a manteiga, a raspa de limão e o coco. . Dividir a massa pelas forminhas de papel com a ajuda de duas colheres de sobremesa ou um saco de bico pasteleiro. Leva-se ao forno numa posição média ou superior durante 15 a 20 minutos, no máximo.
Pois é!!!! Quem não tem as "suas receitas" todas espalhadas por aí? Numa revista, num livro, num caderno , num ficheiro, num post it....sei lá. Claro que não quero rivalizar com os grandes mestres da culinária, apenas guardar, num só sítio, as receitas das goludices que (fizeram e) fazem as alegrias do pessoal cá de casa.
Algumas imagens que ilustram as receitas não são minhas! São do Google, mesmo.